09/03/08

Educar VS Ensinar

"Educar, qualquer um Educa... Para Ensinar tens que ter conhecimento!"

Isto digo eu, e tu que dizes?

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu digo que és um grande tangas :D

InovarIncluindo disse...

Na verdade é o contrário... é só olhar as definições da língua... ensinar qq um que sabe algo, ensina... Educar já é um pouco mais difícil, porém, amar o educando ao ponto de ofertar-lhe liberdade para o aprendizado do que realmente é importante para ele (e não para o educador!!!)... aí sim temos uma questão...

Anónimo disse...

Pelos vistos, ensinar é cada vez menos transmissão de conhecimentos!... É cada vez mais facilitar, dar importância ao que não interessa ou interessa menos.
Quando vamos ser avaliados por professores de outras disciplinas, que importância têm os conhecimentos?!...
É tudo uma fantochada!...
Por outro lado, tendo em atenção os alunos que temos, acho que precisam mais de ser educados do que ensinados, mas pelos pais, não por nós, professores!

Anónimo disse...

Pois é... O que estragou tudo foi o "amor"... O que estragou tudo foi a "liberdade"... Para se educar que fique em casa, e os pais que os eduquem e já agora que os ensinem, já que basta saber qualquer coisita! O conhecimento não se dá, procura-se! O saber não é fruto do amor, mas sim do trabalho!!!! O resto são tangas... Abençoado ensino Socrático!!!

São disse...

Sabes, acho piada às pessoas que defendem o "ensino Socrático"!...
Não são professores, de certeza absoluta, mas são com certeza,aqueles que depositam os filhos na escola, dizendo:"tratem deles e eduquem-nos que eu não tenho tempo"!
É por causa de pais como estes que o ensino está como está, não achas?
Se calhar só são pais "no nome"!...

Anónimo disse...

Acho que desconheces o Ensino Socrático! Educar???? Que os eduquem os pais! O professor ensina!

InovarIncluindo disse...

Não entendo porque tanta crítica em relação aos pais... Acho que eles acabaram convencendo vcs de verdades que são deles... Isso esta se tornando o "jogo do empurra". O que interessa mesmo são os meninos e meninas que estão diariamente conosco. Será que alguém se lembra disso?
PS: Não sou professora. Sou educadora.

São disse...

um professor é também um educador!o problema é que, quando se transmitem valores,estes só resultam se houver um trabalho contínuo em casa.E isso é que é preocupante, porque não acontece!É chover no molhado!Eu não disse que a culpa era dos pais ,mas sim da nossa sociedade e do modo como está organizada.Hoje em dia um professor é tudo!Mas não é valorizado!Eu não venho aqui para dizer mal, apenas sou uma professora angustiada e revoltada!!!Mas sei que infelizmente há razões para tudo o que acontece.Só que, às vezes, não as compreendo...